quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Suplementação durante a gestação


Durante a gestação, a quantidade de nutrientes que a mulher deve consumir eleva-se consideravelmente. A cada trimestre da gravidez, as necessidades nutricionais são diferentes e merecem uma atenção especial.
Rotineiramente, em diversas gestante novas que inicio o tratamento, verifico a ingestão de suplementos prontos, prescritos pelo médico. Em conjunto com essa suplementação, vêm as queixas muito comuns: enjôos, vômitos, inchaços, aumento de peso excessivo, diabetes gestacional, pré eclâmpsia, entre outros....
É importante saber que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes sintomas não são normais da gravidez e podem ser evitados! Nada mais são do que problemas ocasionados por uma alimentação inadequada e pela suplementação errada.
Todas as necessidades nutricionais são individuais pois cada mulher tem um organismo diferente, não é mesmo? Então, fica explicado 1 dos motivos das suplementações prontas não serem indicadas. Além disso, a maioria dos nutrientes interagem entre si e simplesmente são anulados ou mal aproveitados....ou seja, é dinheiro jogado no esgoto (literalmente!!!)
Futuras mamães, para aproveitar cada momento de sua gestação, evitem sintomas indesejáveis. Procure um nutricionista e peça uma suplementação personalizada para cada fase de sua gravidez. Vale lembrar que o
papel deste profissional não é simplesmente passar dietas e te proibir de comer um monte de coisas. É o único profissional que te oferecerá todos os nutrientes essenciais para o crescimento do bebê e manutenção da sua saúde e bem estar!!!
Procure um nutricionista habilitado e viva este momento único!!!
Dra. Santhi Kucera Karavias
Personal Diet – CRN 19464

Um comentário:

  1. Realmente, esses suplementos não fazem nada por nós. Eu sou paciente de cirurgia bariátrica e vinha tomando esses suplementos "de A a Zinco" há anos, junto com o ácido fólico nos últimos meses, para tentar engravidar depois do aborto que sofri no ano passado (tudo com orientação do médico). Dessa vez, quando engravidei de novo, resolvi cuidar seriamente da suplementação. Quando fomos fazer os exames laboratoriais, vimos que meu ácido fólico já estava nas alturas, em contraste com a vitamina B12, ferritina e vitamina D, que estavam tão baixos que a qualquer momento eu poderia sofrer outro aborto. Não adiantou absolutamente nada eu confiar no suplemento pronto de farmácia, pois o que eu precisava mesmo tomar teria que ser prescrito especialmente para mim, por alguém que entendesse do assunto. Hoje estou na 32ª semana de gestação e com apenas 1,5 kg de ganho de peso, graças às orientações da Santhi. Vou ser pra sempre grata!

    ResponderExcluir