quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Você sabe o que o refrigerante pode causar no seu organismo???

Todo mundo já cansou de saber que refrigerante faz mal à saúde e que devemos evitar o consumo. Mas ninguém diz realmente o que acontece em seu organismo quando você consome refrigerante, não é mesmo?
Vou tentar resumir e dizer de uma forma bem prática quais os danos causados por esta bebida tão apreciada no mundo todo!

Após 10 minutos da ingestão, você encontra-se com aproximadamente 10 colheres de açúcar dentro do seu corpo. Isso corresponde a 100% da quantidade máxima recomendada para se ingerir por dia. Essa dosagem de açúcar, seria capaz de causar uma reação de vômito imediato no seu organismo, mas isso não ocorre porque o ácido fosfórico corta o gosto extremamente doce. Passados 20 minutos, o nível de açúcar em seu sangue chega às alturas, forçando seu organismo a secretar altíssimas quantidades de insulina. Logo o seu fígado responde, transformando todo este açúcar que recebeu em gordura.
Em 40 minutos você já absorveu toda a cafeína. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando ainda mais açúcar na corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonturas. Depois de 45 minutos o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo (Fisicamente, funciona como com a heroína). Após 50 minutos, o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, uma das causas da OSTEOPOROSE.
Enfim, 60 minutos, as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação e você vai urinar e eliminar cálcio, magnésio e zinco, minerais essenciais para a saúde dos seus ossos.
Conforme o pico de glicemia abaixa você sofrerá um choque de açúcar, ficando irritadíssimo e gerando uma nova vontade por doces ou produtos contendo açúcar.
É importante lembrar que a ingestão de refrigerante junto com a refeição dilui o conteúdo gástrico, dilata o estômago (devido ao gás) e altera o ph do estômago, atrapalhando o processo de digestão. Além disso, as vitaminas e os minerais dos alimentos que você ingeriu terão sua absorção totalmente prejudicada no intestino.
Após ser metabolizado, o excesso de sódio do refrigerante se acumula nos rins, causa retenção de líquidos em pulsos e tornozelos e a famosa celulite.
A principal diferença entre os refrigerantes à base de cola e aqueles que não contêm cola é que os primeiros possuem em sua composição cafeína, ácido fosfórico e extrato de cola. O ácido fosfórico, em água, se comporta como um ladrão de cálcio, pois a parte negativa do ácido fosfórico se combina com o cálcio. Assim, há uma redução do cálcio no sangue, o que estimula a secreção do paratormônio, um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides que mobiliza o cálcio dos ossos para normalizar o cálcio do sangue. Aparentemente, a associação de cafeína e ácido fosfórico é a grande causa dessa mobilização do cálcio dos ossos (desmineralização óssea). Os ossos ficam mais fracos e menos resistentes, o que aumenta o risco de fraturas ósseas principalmente entre mulheres, incluindo adolescentes que praticam atividades físicas regularmente.
Por fim todas as porcarias e aditivos químicos existentes nos refrigerantes quando eliminadas levam junto com eles nutrientes essenciais para a saúde do seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerante e elimine este veneno da sua vida. Caso seja dificil ficar sem ele, ao menos modere a ingestão! Prefira sucos naturais, água de coco ou água. Seu corpo agradecerá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário